Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cardiologista e Nutrólogo do HCor dá dicas de como preparar ceias saudáveis e nutritivas para a saúde do coração



O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, abuso de doces, carboidratos e ingestão exagerada de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável

Nesta época do ano muitos alimentos calóricos fazem parte das ceias de natal e virada do ano, além de bebidas alcoólicas, doces e guloseimas. Porém, com a proximidade das comemorações vem à tona a preocupação de como se alimentar corretamente, sem abusos e prejuízos à saúde do corpo e do coração. Para prevenir os excessos é necessário seguir algumas receitas simples, de alimentação e de comportamento que podem fazer toda a diferença, tornando as comemorações mais criativas e saudáveis.

Para não fugir do banquete usual podemos também ser criativos e cuidadosos na escolha e no preparo das ceias - para torná-las saudáveis e menos calóricas -, além de manter o sabor característico.No prato principal é importante usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo acompanhado de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico.


Para o cardiologista e nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, Dr. Daniel Magnoni, uma ceia saudável deve seguir algumas regras para que não se torne prejudicial à saúde. “O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão exagerada de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável”, esclarece Dr. Magnoni.

Confira abaixo algumas dicas do cardiologista e nutrólogo do HCor para as ceias de fim de ano. Saiba como se preparar para as comemorações e evitar os abusos alimentares.

Dicas do nutrólogo do HCor para as festas e comemorações de final de ano:
• Coma e prove o que sentir vontade, porém tome cuidado com os excessos;
• Beba bastante líquidos, como água e chás. Lembre-se que os sucos também possuem calorias;
• Cuidado com o excesso de álcool e conheça os seus limites;
• Evite sal e cuidado com os aperitivos;
• A gordura saturada e a gordura animal devem ser evitadas;
• Evite pratos com molhos e cremes, pois eles podem estar contaminados devido a exposição da temperatura ambiente, que pode causar distúrbios intestinais;
• Cuidado com os energéticos que podem alterar o ritmo cardíaco;
• No final das festas abuse de frutas, que hidratam e melhoram a digestão.
• Faça pequenas e leves refeições durante o dia. Evite deixar de se alimentar, pois a ausência de líquidos e alimentos pode provocar fraquezas, tonturas e mal-estar;
• Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia, assim evitamos as calorias extras;
• Prepare-se com antecedência. Procure diminuir a ingestão de açúcar e adote uma alimentação light duas semanas antes das festas. Evite ao máximo as carnes vermelhas e os pães;
• Procure preencher o prato com um tipo de carne branca, metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis. Escolha apenas um tipo de sobremesa e opte pelas por frutas que auxiliam na digestão, como é o caso do abacaxi;
• Entre todas as opções de carnes existentes para as comemorações de fim de ano, de preferência para as assadas e grelhadas. Se possível retire a pele, pois ela é rica em gorduras e calorias;
• Evite os molhos à base de maionese, prefira os feitos com iogurte. 
• Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas.

Novidades em tecnologias cardiovasculares



Empresas israelenses apresentam novidades em tecnologias para intervenções cardiovasculares. A Percutaneous Valve Technologies Inc. (PVT), comprada pela US Edwardds Lifesciences LLC., desenvolveu uma válvula sintética que pode ser implantada por meio de um cateter, sem cirurgia, para controlar o fluxo de sangue para o coração. “Este é um produto que ajuda a prolongar a vida e há poucos novos como eles”, diz Rafael Beyar, diretor do Rambam Heatl Care Campus.

Outra empresa, Biosense, desenvolve tecnologia eletrofisiológica. Ela fabrica produtos que podem não apenas mapear o coração de dentro como realizar ablações em pontos específicos, melhorando a função cardíaca.

Feliz 2012, com menos burocracia!



Aceno de simplificação e eliminação de obrigações acessórias pelo Fisco converge com necessidade e pleitos recorrentes do SESCON-SP e da sociedade brasileira

Como já previsto pelo presidente do SESCON-SP, José Maria Chapina Alcazar, em palestras realizadas por todo o País, esta semana a Receita Federal do Brasil anunciou a dispensa de entrega da declaração de imposto de renda, a partir de 2014, pelos contribuintes que possuem somente uma fonte de renda e optarem pelo desconto padrão.

"Hoje a inteligência fiscal brasileira é uma das mais sofisticadas do mundo e vem sendo empregada na fiscalização e no controle. Agora, está na hora de ser utilizada também em benefício dos cidadãos e das empresas", destaca ele, frisando que a intenção demonstrada pelo governo nas últimas semanas de eliminação de obrigações acessórias e redução da burocracia vai ao encontro das necessidades do empreendedorismo nacional. "Esperamos que este seja o início de um grande processo de racionalização do sistema tributário", acrescenta.

Outra boa notícia, segundo o empresário contábil, é a de dispensa também da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), a partir de 2013, além de outras mudanças e regulamentações há muito tempo aguardadas pelas optantes do sistema simplificado de tributos, trazidas pela Resolução CGSN nº 94.

A Receita Federal anunciou também outras facilidades, como a possibilidade de pagamento de impostos federais, a partir de 2012, com cartões de débito e crédito, e a impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com código de barras.
Com relação ao número de obrigações acessórias, o órgão declarou que até 2014, mais de sete exigências impostas ao empreendedorismo brasileiro serão extintas, inclusive a Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Esta semana, foi anunciado o fim da Declaração Especial de Informações Fiscais Relativas à Tributação de Bebidas (DIF-Bebidas).
"Com essas boas novidades, a expectativa é que, a partir do ano que vem, as empresas brasileiras sejam impulsionadas ao desenvolvimento, com mais geração de empregos e renda", conclui Chapina Alcazar.

Long Jump apresenta nova linha dos brinquedos Pokémo



Ao todo são cinco novidades para o Natal

O Pokémon, desenho japonês reconhecido mundialmente, começou nos jogos de RPG, depois foi parar no vídeo game em 1997 e logo expandiu para desenho animado e brinquedos. Até hoje as crianças se divertem com o Pokémon, prova disso são os novos lançamentos da Long Jump da série Pokemón Black&White. 
A Long Jump trouxe cinco brinquedos para o Natal cada um com uma função diferente. Confira: 
Pokémon Personagens Colecionáveis Blister de uma e três peças: são pequenos personagens com aproximadamente 7cm de altura para brincar e colecionar; 
Preço sugerido: R$33,90 (Blister de uma peça), R$67,90 (Blister de três peças). 

Pokémon Pokeattack: a brincadeira consiste em disparar um disco por meio de uma base para acertar o alvo. Cada brinquedo contém um personagem sortido (Pikachu, Axew, Pansage ou Drilbur), uma base, um alvo, um suporte e três discos; 
Preço sugerido: R$56,90. 

Pokémon Catcher: com a Pokebola (espécie de ioiô) a criança deve capturar os personagens do desenho que ficam espalhados no chão. Ganha quem pegar mais personagens; 
Preço sugerido: R$78,90. 

Pokémon Pop N Battle: também com uma Pokebola, a criança dispara o personagem do desenho que desliza e tenta acertar o alvo, que funciona como uma armadilha que prende o personagem. Vence quem conseguir acertar o alvo. 
Preço sugerido: R$78,90 

Long Jump:

SP e França firmam parceria para investir em mobilidade urbana



Protocolo de intenções deve acelerar a construção da linha 13-Jade, da CPTM, que integrará o aeroporto de Cumbica ao sistema metroferroviário

O governador Geraldo Alckmin e o primeiro-ministro francês, François Fillon, assinaram nesta quinta-feira, 15, um protocolo de intenções para estudo e troca de informações entre São Paulo e França sobre mobilidade urbana. A parceria, entre outros benefícios, abre caminho para o Estado pleitear financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento para a construção do Expresso Guarulhos, Linha 13-Jade, que ligará a rede da CPTM ao aeroporto André Franco Montoro (Cumbica).

Pelo projeto, o Expresso Guarulhos terá um percurso de 11 km, saindo da Estação Engenheiro Goulart, na linha 12-Safira, em direção a Guarulhos. A linha terá duas paradas - no Parque Cecap Zezinho Magalhães e no próprio aeroporto internacional de Guarulhos. A partir da Estação Engenheiro Goulart, os trens da Linha 13-Jade seguirão de maneira compartilhada na Linha 12-Safira até a Estação Brás, onde há integração gratuita com o Metrô.

"Nós teremos agora, no dia 20 de dezembro, a abertura do edital para contratação de projeto básico, executivo e funcional. Depois nós teremos os estudos ambientais, todos entregues e concluídos o ano que vem. Também no final do ano que vem, a conclusão do projeto básico e executivo e, ainda no ano que vem, lançamos os edital da obra física do Expresso Guarulhos, do Expresso Aeroporto", declarou Alckmin.

Na segunda fase, pós 2014, a Linha 13-Jade compartilhará a via da Linha 12-Safira, entre as estações Engenheiro Goulart e Brás. Assim, os passageiros do aeroporto farão o trajeto Guarulhos-Brás sem transferência.

A abertura dos envelopes para contratação dos projetos básico e executivo está prevista para o dia 20 de dezembro. As obras devem começar no primeiro semestre de 2013. O investimento será de R$ 1,2 bilhão. Segundo o documento assinado por Alckmin e Fillon, "a parceria atende à política de apoio ao crescimento econômico da Região Metropolitana de São Paulo e contribuirá ao aprimoramento da infraestrutura de transportes, na perspectiva da organização da Copa do Mundo de Futebol de 2014".

"O presente Protocolo de Intenções tem por objeto a cooperação em matéria de mobilidade urbana, em especial no que tange a financiamentos de apoio às políticas de transporte que poderão ser concedidos pela AFD ao ESTADO", informa outro trecho do acordo.

Multisale passa a distribuir solução para Cinema Digital da Sony



Empresa é revenda oficial da Sony no segmento Broadcast e agora terá a camcorder PMW-F3
A Sony e a Multisale acabam de fechar uma nova parceria para distribuição de mais um produto, a PMW-F3, primeira camcorder profissional digital portátil com sensor de 35mm da Sony. O produto foi o último lançamento dentro da tecnologia Sony 35 milímetros com foco em cinema digital e ajudou a confirmar a posição de liderança em produção digital que foi solidificada com as câmeras F-23 e F-35 e, mais recentemente, com a primeira camcorder a integrar o formato HDCAM SR, a SRW-9000PL. 

Para Alexandre Giglio, gerente de produto da linha Broadcast da Sony Brasil, “esta nova parceria contribui para promovermos ainda mais nossos produtos e soluções para o mercado de cinema digital dentro do segmento profissional e para a estratégia da Sony de manter um relacionamento consolidado com parceiros como a Multisale”, explica o executivo.

“Como revenda oficial da Sony, estamos muito satisfeitos com a oportunidade de distribuir um produto com enorme potencial, que apresenta características sofisticadas como opção S-Log e possibilidade de gravação em Full RGB 4:4:4, aliado à uma ótima relação de custo-benefício, afirma Patrick Lynch, sócio-fundador da Multisale.”

A PMW-F3

A camcorder PMW-F3 é uma solução potente e acessível, projetada para uma variedade de aplicações como produção de filmes, comerciais, documentários, programação televisiva e cinema digital. 

A filmadora compacta combinada com a disponibilidade de um kit de lente de baixo custo PL que inclui 35/50/85mm T2.0 com distância focal fixa, amplia a gama de aplicações e dá aos usuários maior flexibilidade. Por exemplo, a PMW-F3 é ideal para complementar a utilização da Sony F-35 ou SRW-9000PL, que também utilizam PL Mount, S-35 mm.

A camcorder faz parte da linha de produtos XDCAM EX e utiliza o cartão de memória SxS ExpressCard™ da Sony. Seu sensor de imagem CMOS Super 35mm oferece profundidade de campo com elevada sensibilidade e baixos níveis de ruído (ISO 800, F11 e relação S/N de 63dB no modo 1920x1080/59.94i), bem como ampla faixa dinâmica.

O equipamento oferece uma grande variedade de opções de criação de imagem. Por meio da utilização de uma saída dual-link HD-SDI para gravação externa 10 bit 4:2:2 1080 50/59.94P como padrão, e RGB 4:4:4 1080 23.98/25/29.97P como opção, filmagens com a PMW-F3 podem ser perfeitamente inseridas no fluxo de trabalho HDCAM SR utilizado nas câmeras Sony F-35 ou SRW-9000PL.

Além disso, os modos "S-Log" e "Hyper Gamma" podem ser selecionados, aumentando significativamente o desempenho do range dinâmico da câmera. S-Log é a abordagem original da Sony para "Digital Negative", permitindo o acesso a todo o range dinâmico do sensor de imagem Super35mm, para máxima flexibilidade na manipulação de imagens durante a pós-produção. Esta capacidade combinada com a gravação em cartão SxS permite aos usuários aproveitar o fluxo de trabalho do XDCAM EX e HDCAM-SR.

Seus formatos de gravação incluem 1920x1080, 1440x1080, e 1280x720 a 23.98/25/29.97p, 50/59.94i e, no modo DVCAM, 25/29.97PsF e 50/59.94i. Os produtores podem tirar proveito da gravação "slow" e "quick", de 1 a 30 fps em 1920x1080 (17 a 30 fps em modo dual-link) e 1 a 60 fps em 1280x720 (17 a 60 fps em modo dual-link).

O tipo de montagem PL da PMW-F3 permite acomodar diretamente qualquer lente PL,além de outras lentes da Sony e oferece compatibilidade com uma ampla variedade de lentes de cinema, como Cooke, Fujinon e Zeiss. A camcorder PMW-F3 está disponível em duas versões PMW-F3L (sem lente) e PMW-F3K (com kit de três lentes PL). 

Visite o site www.sonypro.com.br 

Sobre a Sony Brasil: A Sony conta com 2.165 funcionários distribuídos em dois escritórios - São Paulo e Rio de Janeiro - e nas fábricas na Zona Franca de Manaus. Em maio de 2008, a empresa apresentou sua primeira loja própria Sony Style do Brasil e atualmente já conta com seis lojas presentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.
A empresa estrutura-se em duas áreas: Consumidor e Profissional. A primeira, voltada para o consumidor final, fabrica e comercializa toda a linha de áudio e vídeo. Já a área Profissional está dividida entre os departamentos de B2B e de Broadcast. 
Seus processos, instalações, produtos e serviços são incorporados a um Sistema de Gestão Ambiental, que conta com o envolvimento de todos os colaboradores da empresa. Em respeito ao meio ambiente, tem como boa prática a coleta de pilhas e baterias, através dos postos de Serviço Autorizado Sony, dando a destinação adequada às mesmas.
A Sony Corporation é patrocinadora oficial da FIFA até 2014, e seu contrato de US$ 305 milhões prevê a participação em mais de 40 eventos neste período, inclusive a Copas do Mundo FIFA de 2014.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR SONY: 
4003-SONY (7669) (capitais e regiões metropolitanas) 
0800-880SONY (7669) (demais localidades brasileiras)

Embraed é destaque em reportagem especial da Revista Exame



“Como empresário, Rogério Rosa (presidente da construtora) está no centro de um dos grandes fenômenos imobiliários do país”, diz na reportagem.

A construtora Embraed e a visão empreendedora do presidente do Grupo Rogério Rosa são destaques na reportagem publicada nesta edição da Revista Exame (editora Abril) já nas bancas. A reportagem especial – de autoria dos jornalistas Eduardo Salgado e Mariana Segala - trata-se de uma pesquisa exclusiva da EXAME/ Deloitte que aponta as 10 regiões que mais crescem no país e "deixa claro por que o Brasil não deve ter medo de assumir suas verdadeiras vocações econômicas", anuncia a capa da principal publicação de negócios e empresas do país.

Entre as regiões que despontam em crescimento, Balneário Camboriú (pg. 82) é apontada em razão de sua grande expansão imobiliária e a matéria traz como referência os empreendimentos EMBRAED, o sucesso, a visão e a ousadia do empresário Rogério Rosa que investe em imóveis de alto padrão e que preza pela excelência em todos os detalhes.

A imagem que abre a grande reportagem (pg 42) sobre as 10 regiões mais emergentes do Brasil traz a foto de Balneário Camboriú com destaque aos empreendimentos da Embraed.

"Estamos orgulhosos em sermos referência em uma revista de renome internacional e por representar a cidade de Balneário Camboriú, contribuindo para a divulgação de seu potencial e de seu desenvolvimento econômico", destaca Rogério Rosa. "Atribuo esse destaque a toda equipe do Grupo Embraed e a todos os nossos clientes e parceiros que acreditam em nossos projetos e no crescimento de nossa região", complementa.

A Revista Exame (Editora Abril), edição de número 1006, Ano 45, nº 24, datada de 14/12/2011 já está nas bancas em todo o Brasil.

Buzzero.com lança ação social no Facebook



São Paulo, 15 de dezembro de 2011 ---- O Buzzero.com, marketplace voltado à troca de conhecimento via Internet, lança campanha social pelo Facebook. Por meio do compartilhamento de uma imagem, os usuários da rede social farão a doação de um curso de capacitação à distância. O Buzzero.com espera atingir mais de 2 mil usuários com a campanha e doar mais de R$ 100 mil.


Entre os cursos que serão doados estão: espanhol básico para taxistas, motivação no trabalho, primeiros socorros, técnicas para falar em público e outros. Além disso, os usuários podem indicar uma ONG para receber doações dos cursos.

“A capacitação profissional é o melhor presente que se pode dar a uma pessoa. O conhecimento amplia as chances de se conseguir um emprego e também a inclusão social. Nós, do Buzzero.com, e speramos que essas doações sejam um estimulo na vida profissional de muitos brasileiros”, explica Robson Catalan, diretor de marketing do Buzzero.com.

Sobre o Buzzero:
Criado em 2010, o site é uma versão 2.0 dos sites de ensino à distância. O site, que tem escritórios em São Paulo e Minas Gerais, é membro da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), recebe cerca de 40 mil visitantes por dia e oferece mais de 7.000 cursos aos seus usuários. O Buzzero recebeu em outubro de 2011 um aporte de investimentos da Monashees Capital, e em agosto de 2010 um aporte no valor de R$ 700 mil reais do empresário Denis Engel. Atualmente 35 pessoas trabalham na empresa e seus principais parceiros são produtores de conteúdos.

Acesse e confira:

Emenda que fixa reajuste de 11,7% para aposentados será votada separada do Orçamento



O deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho, (PDT-SP), presidente da Força Sindical, pediu destaque da emenda de sua autoria que estabelece reajuste de 11,7% para os aposentados que ganham acima do salário mínimo.

Com o destaque, a emenda será votada separada da Lei Orçamentária Anual para 2012. “Estou usando o regimento para pressionar o governo a conceder aumento para os aposentados”, disse Paulinho.

Nos dias 21 e 22, aproximadamente mil aposentados estarão no Congresso Nacional para sensibilizar os parlamentares a aprovarem o reajuste de 11,7%.

Mais informações:

Paulo Pereira da Silva, Paulinho
presidente da Força Sindical
Fone: (11) 9652-6649
(61) 8185-1212

João Batista Inocentini,
presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical
Fone: (11) 9642-4108
8141-7129

O meio ambiente é tema de três documentários inéditos no SescTV



Conhecer para preservar é um dos pontos em comuns nas produções

Gravados no Estado de Santa Catarina, três documentários abordam o meio ambiente e chamam atenção para questões como desmatamento e extinção de algumas espécies de animais. A produção Aquífero Guarani discorre sobre essa reserva de água doce subterrânea pouco conhecida e uma das maiores do globo terrestre; Mundo Selvagem mostra animais extintos ou em extinção e fala sobre a importância de preservá-los; e Expedição Leão Baio percorre o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Bárbara, na difícil missão de captar imagens e conhecer melhor esse felino quase em extinção. Com direção de Marcia Paraiso, os documentários estreiam no dia 23/12, sexta, a partir das 19h, no SescTV. 

Aquífero Guarani 
O documentário passeia por Santa Catarina, onde estão cerca de 50 mil quilômetros quadrados dos mais de um milhão de quilômetros quadrados que formam esse aglomerado de água subterrânea, pouco estudada e muito ameaçada. Além do Brasil, o aquífero também se estende pela Argentina, Paraguai e Uruguai. Entrevistas com profissionais do meio ambiente, educadores e índios Guaranis narram como surgiu o aquífero Guarani, há cerca de 200 milhões de ano, na Serra Geral, e atinge uma extensão maior em território brasileiro, espalhando-se pelo subsolo dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Ponderam sobre a importância, por parte da população, de conhecer essa reserva e sua dimensão, para saber como protegê-la e evitar que desapareça ou fique poluída; e apresentam o Projeto Internacional de Educação Ambiental – PIEA - Brasil, que trabalha com estudantes do ensino fundamental em cinco países, ajudando-os a encontrar soluções para problemas ambientais locais. No Brasil, a escola de educação básica Manuel Dutra Bessa, do município de Ubirici - SC, é a única atendida por esse projeto. 

Mundo Selvagem 
O programa revela as principais causas pela extinção de espécies animais: a degradação e destruição de seus habitats naturais. Encurraladas, algumas espécies acabam desaparecendo, como o Tamanduá Bandeira, que já não existe mais em Santa Catarina, e o Leão Baio, quase extinto. Depoimentos de biólogos e pesquisadores comentam sobre os diversos tipos de gambás e de morcegos; falam sobre os papagaios, que dependem da Auracária para viver, e a contribuição do tamanduá para o meio ambiente. 

A produção ressalta a importância de todas as pessoas conhecerem a biologia desses animais e saber por que eles devem ser preservados; conhece o Projeto Bugio, criado para estudar animais em seu habitat natural, e hoje também está presente na cidade, onde cuida de animais que aparecem machucados ou doentes; e a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, de Lontras, onde os proprietários tentam cooperar com a preservação da natureza protegendo a propriedade onde vivem. 

Expedição Leão Baio 
Marcia Paraiso une à sua equipe, pesquisadores e o diretor do Parque São Joaquim, Michel Omena, e, durante cinco meses, saem em expedição pelo planalto de Santa Catarina, seguindo rastros, na incansável e quase obsessiva missão de encontrar o leão baio, que, segundo a documentarista, é quase um fantasma, um animal invisível. Conhecido por diversos nomes, como onça parda, pulma e leão baio, este felino, de porte médio para grande, pesa em torno de 60 ou 70 quilos, informa Luis Guilherme Marins de Sá, biólogo pesquisador do Instituto Serrano. 

Em busca desse exímio predador, a equipe segue trilhas, principalmente a de criação de ovelhas, e usa armadilhas fotográficas. “Há registro de presença do animal desde o nível do mar até quatro mil metros de altitude, em deserto e em florestas tropicais”, expõe Marcia. A documentarista conta ainda que, de acordo com relatos de navegadores estrangeiros, existe leão baio também na Ilha de Santa Catarina. Segundo o Dr. Marcelo Mazzoli, diretor geral do Projeto Puma, há uma estimativa que entre 10 e 20 pulmas são abatidos anualmente na Serra Catarinense. O documentário mostra projeto de educação ambiental nas escolas, desenvolvido pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Reno váveis, e revela os problemas que causam a fuga do leão baio do seu habitat natural para a cidade. 


Sobre o SescTV: 

Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 

Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e idéias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 

SERVIÇO: 

Documentários 

Aquífero Guarani 
Classificação Indicativa: Livre 

Mundo Selvagem 
Classificação Indicativa: Livre 

Expedição Leão Baio 
Classificação Indicativa: 12 anos 

Estreia: 23/12, sexta, a partir das 19h 
Direção Geral: Marcia Paraiso 
Produtora: Plural Filmes 

Para sintonizar o SescTV 
Canal 3, da Sky 
Canal 137, da NET Digital nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro 
Canal 28, da Oi TV 
Canal 228, da GVT
Em outras cidades consulte: www.sesctv.org.br 
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 

Informações para imprensa: 
SESCTV 
Jô Santina – Assessora de Imprensa - 11- 2227-6525 ou 6500 
josantina@sesctv.sescsp.org.br 
Dezembro/2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A difícil missão de contratar profissionais especializados no mercado editorial - Por Marcos Torrigo*


O livro tornou-se popular com o surgimento da imprensa – o evento mais importante do período moderno – colocando uma quantidade enorme de informação a disposição, mesmo para as classes sociais mais baixas. Tomando cuidado com o anacronismo podemos pensar na internet atualmente e a avalanche de informação ofertada. Mas o livro, apesar de toda tecnologia ainda é um objeto que ao mesmo tempo é informação e fetiche, prazer e conhecimento.

Fui editor de um dos últimos livros do bibliófilo José Mindlin, personalidade que dispensa apresentação. O conheci por intermédio de um amigo da FIESP, mas o que mais me chamou atenção ao encontrá-lo foi de um lado a simplicidade e de outro a profundidade. Cercado por livros raros, garimpados por anos, a sua vasta biblioteca (A Brasiliana) é um verdadeiro templo do saber, e mais um registro da pluralidade e a importância do livro para a história humana.

Produzir livro continua um desafio, justamente porque ele é o veículo perfeito as mais variadas experiências e saberes humanos – das confissões de profissionais do sexo, às teses científicas que revolucionam o mundo. Não esquecendo livros que influenciaram gerações: Os Lusíadas, O Apanhador no Campo de Centeio, Grande Sertão: Veredas e muitos outros. Como seria a vida sem eles e tantas criações fantásticas que tiveram no livro o seu instrumento de divulgação?

O livro, como qualquer outro produto tem que ser vendável. É difícil produzir livros porque exige mais do que capacitação técnica – é preciso talento.

Para as editoras fica o desafio de encontrar profissionais capacitados e que tenham aquele algo a mais que vai representar tanto nas vendas como na qualidade. Uma das alternativas é a terceirização, amplamente usada no meio editorial. Assim profissionais com diferentes perfis e capacidades podem ser recrutados para trabalhos específicos. Um exemplo são os tradutores, alguns com uma estilística primorosa que é muito útil na tradução e adaptação de romances e obras ficcionais.

A apresentação do livro também é importantíssima. Por isso, capa e título são fundamentais para o sucesso comercial de um livro. Eles têm de ser ao mesmo tempo fiéis ao conteúdo, e prender a atenção do leitor em poucos segundos, já que há inúmeras outras obras competindo pelo mesmo espaço. Assim capista e editor criam uma sinergia em prol de um livro de sucesso!

O editor, como um maestro, coordena e extrai o melhor de todo o processo. Ele é peça-chave, e se envolve em todas as etapas: desde a prospecção até a chegada às prateleiras.

Considero, portanto, a terceirização e a consultoria grandes aliadas das editoras. Economizando com encargos trabalhistas e estrutura ao mesmo tempo em que permitem contar com a experiência de profissionais, que de outra forma são muito dispendiosos. A venda de livros tem aumentado muito nos últimos anos, seja dos impressos ou e-books, assim é importante as editoras estarem preparadas formando um mix de colaboradores contratados e terceirizados.

Palavras-chave: Terceirização, editora, livro, mercado editorial

*Marcos Torrigo acumula mais de 15 anos de experiência no mercado editorial com atuação nos diferentes elos que compõem a cadeia produtiva do setor. Editou livros líderes em vendas para empresas de variados portes e perfis, como Ediouro, Madras e Geração. Também dirigiu sua própria editora, Anubis, posteriormente revendida a investidores, e foi sócio da Zipak, livraria referência no mercado holístico. Escritor por hobby é autor de Universo Holográfico e O Livro Completo dos Heróis, Mitos e Lendas, entre outros títulos. Atualmente comanda a consultoria PerScriptum com sede na capital paulista. 

O que mais existe por trás de um biquíni?



Campanha faz alerta à saúde do coração da mulher brasileira
Líder global em tecnologia médica, a Medtronic lança campanha de conscientização sobre as doenças cardiovasculares nas mulheres

Por muito tempo se pensou que os homens eram o principal grupo de risco para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Mas esse cenário mudou, e a cada ano aumenta o numero de mulheres vítimas dessas doenças. Só no Brasil, quase 20 mil mulheres morrem todos os anos devido a esses males. As duas maiores causas de morte entre as brasileiras são de causar surpresa a muitos: o AVC (acidente vascular cerebral) e o infarto. E a incidência dessas doenças vem crescendo entre as mulheres, sendo que o índice de mortalidade por infarto é maior no público feminino.

“Os homens sofrem três vezes mais infartos do que as mulheres, mas nas mulheres o episódio é mais fatal. Várias razões levam a isso, principalmente a demora em identificar o problema cardiovascular entre as mulheres. Quando elas descobrem, a doença já evoluiu”, alerta a Dra. Magaly Arrais, cirurgiã cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do HCor (Hospital do Coração).

Outro motivo da demora no diagnóstico são os sintomas diferentes dos relatados pelos homens. Quando o homem vai ter um infarto, costuma sentir uma forte dor no peito que irradia para os braços. Entretanto, nas mulheres é mais comum sentir náusea, fraqueza, dores gástricas e falta de ar – sintomas que podem ser confundidos com outras doenças.

O aumento da incidência de eventos cardiovasculares na mulher é consequência do envelhecimento natural e do estilo de vida. “A mulher geralmente acumula vários papéis. Ela trabalha fora, cuida da casa e da família. O ritmo acelerado expõe a mulher a muito estresse e favorece hábitos pouco saudáveis, como sedentarismo e má alimentação”, diz a médica.

Com o envelhecimento, a pressão arterial e o nível de colesterol tendem a aumentar. A falta de atividade física e a dieta inadequada levam ao sobrepeso e à obesidade, que também aumentam o risco cardiovascular. Aliás, a obesidade é um dos fatores de risco mais preocupantes, já que o número de mulheres obesas no Brasil cresceu 64% em 10 anos. Quando a mulher fuma e usa pílula anticoncepcional, os riscos cardiovasculares são triplicados.

“As mulheres geralmente assumem a função de gerenciar a saúde do marido e dos filhos. No cuidado com a própria saúde, costumam frequentar o médico ginecologista, mas poucas procuram um cardiologista”, ressalta a Dra. Magaly.

Para alertar o público feminino sobre a importância de cuidar da saúde cardiovascular, a Medtronic lançou no Brasil a campanha “O que mais existe por trás de um biquíni?”. A ação visa estimular as mulheres a fazer o check-up do coração regularmente e adotar um estilo de vida saudável, evitando complicações no futuro. A campanha integra a iniciativa global da Medtronic de combate às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as doenças que mais matam no mundo.

“A intenção da campanha é lembrar que o coração da mulher precisa de mais atenção. Queremos estimular as mulheres a fazer o check-up do coração regularmente e adotar um estilo de vida saudável, evitando complicações no futuro,” afirma Oscar Porto, diretor geral da Medtronic no Brasil.

A campanha “O que mais existe por trás de um biquíni?” integra a iniciativa global da empresa de combate às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as doenças que mais matam no mundo, e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

Acesse e compartilhe “O que mais existe por trás de um biquíni?”

No site www.portrasdobiquini.com.br as pessoas encontram dados sobre a incidência das doenças cardiovasculares nas mulheres, os principais fatores de risco, dicas de como manter a saúde do coração e um guia para o check-up da saúde cardiovascular feminina, disponível para impressão. Assim, qualquer mulher pode imprimir os indicadores e levar na consulta médica para conhecer e entender os seus índices, e saber se tem algum risco de desenvolver um problema.

Todo o conteúdo pode ser compartilhado pelo Facebook, Twitter e Orkut. E as blogueiras atentas à saúde podem anexar o banner da campanha no próprio blog para compartilhar as informações com os seus leitores de uma forma descontraída.

Para conhecer e compartilhar a campanha basta acessar o endereço http://www.portrasdobiquini.com.br/banner

Fatores de risco cardiovascular

Os fatores de risco cardiovascular são os mesmos para as mulheres e os homens. Mas, enquanto alguns desses fatores não podem ser controlados, tais como sexo, idade e histórico familiar, a maioria deles pode ser evitada por meio de mudanças de comportamento. Alguns fatores que podem ser modificados: o tabagismo, a obesidade, a má alimentação e o sedentarismo.

“Muitos fatores de risco podem ser controlados. Se a pessoa tiver uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos regularmente e parar de fumar, reduzirá em 80% o risco de infarto agudo do miocárdio”, ressalta a cardiologista.

As doenças cardiovasculares nas mulheres

No mundo, as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes entre as mulheres, com mais de 8 milhões de mortes por ano. Este número é oito vezes maior do que o de mortes por câncer de mama. 
O uso concomitante de pílula anticoncepcional e cigarro pode acarretar morte súbita.
O infarto em mulheres é mais fatal do que entre os homens.
No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres.
Entre as brasileiras, 1 em cada 5 mulheres adultas está em risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Os sintomas das doenças cardíacas nas mulheres podem ser diferentes dos sintomas nos homens.
Apesar do alto risco, poucas mulheres visitam o cardiologista regularmente.

Prevenção e Tratamento

Observar o histórico familiar.
A partir dos 40 anos, as mulheres devem fazer uma avaliação anual com cardiologista para rastreamento e controle de risco cardiovascular.
Consultas periódicas com ginecologista para uso correto dos anticoncepcionais.
No climatério e após a menopausa, é preciso redobrar a atenção, pois os índices de infarto aumentam.
Prática regular de exercícios físicos – pelo menos 30 minutos de atividade física diária.
Dieta balanceada, consumo reduzido de sal e açúcar.
Não fumar.
Circunferência abdominal da mulher brasileira deve ter no máximo 80 cm.

Sobre a Medtronic
A Medtronic é líder mundial em tecnologia médica, oferecendo, há mais de 60 anos, soluções para toda a vida a pacientes que sofrem de inúmeras doenças crônicas. Pesquisa, produz e comercializa produtos, terapias e serviços que contribuem para a melhoria e o prolongamento da vida das pessoas. Todos os anos milhões de pacientes se beneficiam da tecnologia Medtronic para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida.

Mitos e verdades sobre a náusea



Especialista esclarece as principais questões sobre esse mal-estar que, apesar de simples, causa muitas dúvidas na população
Por definição, a náusea – também chamada de enjoo– é a sensação de desconforto no estômago. De origem física ou psicológica, ela pode servir como alerta sobre nossa saúde em qualquer fase da vida. Pessoas que sofrem desse desconforto têm comprometidos seu bem-estar e, às vezes, sua produtividade.

O médico otoneurologista do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros, afirma que a sensação de movimento pode desencadear náusea e vômito, causados pelo conflito das informações enviadas ao cérebro por meio da visão e do labirinto. O cérebro tem dificuldade para assimilar quais são as informações corretas, provocando os sintomas de náusea. “Quanto mais intenso e frequente for o movimento, maior a chance de apresentar algum tipo de mal-estar”, o especialista complementa.

Descubra alguns mitos e verdades sobre a náusea:

Beber refrigerante alivia a sensação de náusea 
MITO Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.

Bebês não sofrem de náusea causada pelo movimento
VERDADE Crianças recém-nascidas ainda não desenvolveram o sentido da visão completamente, por isso, não sofrem com o conflito das informações enviadas ao cérebro. Após os dois anos de idade, quando os sentidos da visão estão desenvolvidos, o pico de prevalência de cinetose está entre 4 e 10 anos.

Medicamentos demoram para agir no organismo e não podem ser ingeridos por gestantes ou crianças
MITO Atualmente os medicamentos à base de dimenidrinato começam a agir no organismo 15 minutos após a ingestão. Essa substância atua no sistema vestibular, que é o responsável pelo equilíbrio, e também na origem do vômito, inibindo náusea e vômitos. Esse princípio ativo é seguro para gestantes e crianças.

Durante a gravidez, o enjoo é sinal de que o bebê será do sexo feminino
MITO A náusea na gravidez é causado pelo hormônio B-HCG, que é responsável pela implantação do saco gestacional no útero e afeta cerca de 70% das gestantes. Ele também pode ser influenciado pela alimentação, não tendo nenhuma ligação com o sexo da criança.

Náusea de movimento pode ocorrer ao desembarcar de navios
VERDADE Ao desembarcar, o corpo fica confuso com as informações enviadas ao cérebro por meio da visão e do labirinto. O cérebro não consegue assimilar quais informações estão corretas, dando origem à náusea.

Durante a gestação, pequenas porções de alimentos podem aliviar náusea 
VERDADE Cerca de 80% das gestantes sofrem de náusea durante a gestação. Para aliviá-lo, recomenda-se a ingestão de pequenas porções de alimento a cada três horas.


Cinetose é mais comum na infância 
VERDADE A cinetose atinge 70% das crianças a partir dos dois anos de idade. A náusea de movimento é mais frequente em mulheres, principalmente durante o período menstrual e na gravidez. Pessoas idosas sofrem menos com cinetose.

Informações sobre a Takeda

Sediada em Osaka, Japão, a Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e por ser uma das líderes globais da indústria farmacêutica, a Takeda se compromete a trabalhar para melhorar a saúde dos pacientes de todo o mundo por meio de inovação de vanguarda na área médica. Há informações adicionais sobre a Takeda no site corporativo da empresa www.takeda.com

Takeda - Declarações que contemplam o futuro

O presente comunicado à imprensa (press release) contém declarações que contemplam o futuro. Declarações que contemplam o futuro incluem afirmações a respeito dos planos, perspectivas, estratégias, resultados para o futuro e outras declarações da Takeda, que não são descrições de fatos históricos. Declarações que contemplam o futuro podem ser identificadas pelo uso de palavras que contemplam o futuro como, por exemplo: "poderá", "acreditamos", "será", "esperamos", "projeto", "estimativa", "deveria", "prevemos", "planejamos”, “partimos do pressuposto”, "continuamos”, "procuramos”, "pró-forma”, "potencial”, "meta”, "previsão”, “orientação”, “visão” ou "pretendemos" ou outras palavras ou expressões semelhantes de negação. Declarações que contemplam o futuro se baseiam em estimativas e pressupostos da gerência considerados razoáveis, embora sejam inerentemente incertos e difíceis de prever. Os investidores são alertados para não confiar indevidamente em tais declarações que contemplam o futuro.

As declarações que contemplam o futuro envolvem riscos e incertezas que poderiam fazer que os resultados ou experiências reais fossem significativamente diferentes daqueles expressos ou implícitos nas declarações que contemplam o futuro. Alguns destes riscos e incerteza incluem, mas não se limitam a (1) circunstâncias econômicas subjacentes aos negócios da Takeda, inclusive as condições econômicas gerais no Japão, Estados Unidos e mundiais; (2) pressões e eventos competitivos; (3) leis e regulamentos aplicáveis; (4) sucesso ou fracasso de programas de desenvolvimento de produtos; (5) ações das autoridades regulatórias e o momento de tais ações; (6) mudanças nas taxas cambiais; (7) reclamações ou preocupações a respeito da segurança ou eficácia dos produtos comercializados ou produtos candidatos em desenvolvimento e (8) atividades de integração com companhias adquiridas.

As declarações que contemplam o futuro, contidas no presente comunicado à imprensa, serão válidas apenas a partir da data do presente comunicado à imprensa, sendo que a Takeda não assume obrigações de revisar ou atualizar as declarações que contemplam o futuro para refletir novas informações, circunstâncias ou eventos futuros após a data das declarações que contemplam o futuro. Se a Takeda efetivamente atualizar ou corrigir uma ou mais destas declarações, os investidores e outras partes não deverão concluir que a Takeda deverá realizar atualizações ou correções adicionais.

Beleza: Cuidados com a pele para o verão e dicas de produtos para levar na bagagem de férias



Dezembro; Reveillon; Férias; Verão - Período em que todos saem da cidade e aumentam a exposição ao sol, mas não devem deixar pra trás os cuidados com a beleza. Pensando nisso a Rituals Cosmetics preparou uma seleção de produtos para cuidados específicos para uma pele hidratada (e bronzeada!) e opções em miniaturas para serem levados na mala durante as férias. Além disso, a marca também oferece para os mais supersticiosos, uma dica de ritual de beleza e banho para renovar as energias e se purificar para o Reveillon!

Produtos para o corpo com alto poder de hidratação e refrescantes para o calor

Himalaya Wisdo

Esfoliante corporal a base de sal cristal do Himalaia e manjericão desintoxicante com a refrescância do hortelã. Muito eficaz para estimular o fluxo de energia do corpo, liberando toxinas. Preço: R$ 59,90

Ice Shower

Shower gel com extrato refrescante do bamboo e da menta chinesa. O Cooling shower gel limpa o corpo proporcionando uma sensação ultra refrescante. Indicado especialmente para os dias quentes ou uso após a pratica de esportes. Preço R$39,90.

Touch of Heaven
Creme para corpo que une o poder energizante da laranja doce com efeito calmante da madeira de cedro. Creme rico em hidratação com consistência de chantilly, que nutri e firma a pele intensamente. Preço: R$ 75,90.

Kits para Viagem

Ancient Beauty Ayurveda 
O Ancient Beauty Ayurveda é um kit energizante, que inclui um Yogi Flow (sabonete corporal espumante), um Himalaya Clay (máscara de argila para o corpo), um Brilliant Bliss (shampoo super nutritivo) e Honey Touch (creme para o corpo). Preço: 59,90

Pure Zen Rituals 
Inspirado nos rituais milenares dos japoneses relacionados à água e à pureza para os cuidados diários, a Rituals desenvolveu uma gama de produtos relaxantes para cuidado corporal. O kit Pure Zen Rituals o Rice Scrub (esfoliante para corpo), Zensation (sabonete gel corporal espumante), Magic Touch (creme nutritivo para corpo) e Ultimate Hand Sensation (mini pack para viagem que inclui um sachê de esfoliante para mãos e um sachê de balm para mãos). Preço: R$ 99,90.

Ritual de um banho purificante para o Reveillon

Hamam Hot Scrub
Esfoliante corporal feito à base de sal marinho puro, gengibre- estimulante e eucalipto refrescante. Este exclusivo esfoliante proporciona efeito purificante e nutritivo oferecendo a pele uma sensação relaxante e quente. Ajuda a aliviar instantaneamente a fadiga e eleva o humor. Preço: R$ 59,90.

Himalaya Clay
Argila para o corpo feito a base de minerais purificantes e manjericão desintoxiacante, com efeito, revitalizante da pimenta preta. Proporciona uma sensação saudável e relaxada. Preço: R$ 65,90.

Heavenly Hammam
Óleo para banho com o poder nutritivo de óleo de argan e a refrescância do eucalipto. Ajuda a relaxar o corpo e purificar a alma, proporcionando uma experiência sensacional e revitalizante. Preço: R$ 65,90

Rituals Cosmectics - marca de cosméticos e fragrâncias para o corpo e casa que alia alta tecnologia a tradicionais rituais do Oriente para desenvolver seus produtos. Presente na Europa desde 1998, a Rituals inaugurou sua primeira loja no Brasil em setembro deste ano. Desenvolvida e idealizada por Raymond Cloosterman, com o lema “Your body. Your soul. Your rituals.”, sua filosofia é transformar a rotina de cuidados do dia a dia em verdadeiros rituais de beleza e bem-estar. A marca conquistou, em pouco mais de 10 anos, 175 lojas e 250 pontos de venda na Europa. Sua linha de mais de 400 produtos está divida em rituais “relaxantes”, “refrescantes” e “energizantes”, baseados em rituais milenares do oriente e ingredientes naturais, em itens para o corpo, banho e cabelo. Completa o portfólio da marca as linhas de skincare, maquiagem, chás, aromas para a casa e vestuário de algodão orgânico para prolongar o relaxamento pós-banho. Seus produtos são testados dermatologicamente, não são testados em animais.

Rituals - www.rituals.com
Endereço: Rua Oscar Freire, 206 Cerqueira Cesar São Paulo.
Tel: 3060-8622
Horário de funcionamento: das 10 às 20 horas, de segunda a sábado.

Shopping Pátio Paulista – Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista – Piso Paulista.
Tel: 3266-6396
Horário de funcionamento: das 10 às 22 horas, de segunda a sábado e domingo das 14 às 20 horas.