A 48ª Expo MecAut reúne projetos de formatura dos alunos do curso de Engenharia Mecânica Automobilística, dia 15 de dezembro, no campus São Bernardo
São oito os projetos a serem apresentados na 48ª Expo MecAut pelos formandos do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). A mostra é coordenada pelo professor Edson Esteves e será realizada na próxima quinta-feira, dia 15, a partir das 19h, no ginásio de esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção).
Este ano os TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) da MecAut apresentam novidades em projetos para situações cotidianas nas cidades, como resgate de vítimas de desastres naturais em condições severas de terreno, tráfego urbano, conforto e segurança do usuário, economia de combustível, redução de emissões e movimentação urbana de cargas com melhor custo-benefício. “Inovação é a marca dos trabalhos, notadamente nas aplicações de recursos tecnológicos e desenvolvimento na área mecânica”, aponta o professor Esteves.
No projeto “Balans” , um veículo urbano Premium híbrido para cinco pessoas, destaca a inédita adaptação de um motor 2T (dois tempos) ciclo Diesel para ciclo Otto à gasolina, que o opera com motor elétrico de maneira a aproveitar a alta potência do primeiro e o alto torque do segundo; o “Truck Mundis” apresenta o primeiro veículo pesado com motorização híbrida; no “2M12”, foram aplicados a um veículo todo terreno redutores hidráulicos só vistos em tratores, que fazem com que o veículo abra trilhas no mato; os projetos “Androm” e “Tandem” trazem veículos subcompactos para duas pessoas com soluções para o congestionamento urbano; o SUV “Slek” inova na segurança e conforto com um dispositivo que facilita o manuseio da roda reserva na necessidade de troca; e o “Teiú” desenvolveu uma picape para pequenos comerciantes e frotistas que oferece o melhor custo benefício. Abaixo, descrição sumarizada dos projetos.
RESGATE E SALVAMENTO - Serrana – Não se trata de uma adaptação. O projeto “Serrana”, que homenageia as vítimas das chuvas na serra fluminense no início deste ano, traz inovações aplicadas a uma ambulância de suporte avançado, para atendimento em emergências e transporte de pacientes de alto risco que necessitam de cuidados intensivos. Desenvolvido com base em conceitos de engenharia, o veículo tem sistema de direção 4WS (esterço nas quatro rodas), que dá maior manobrabilidade; a suspensão é “duplo A”, com ganhos para o comportamento dinâmico quando comparada com as de feixe de molas; as molas foram substituídas por bolsas de ar que permitem regulagem da altura do veículo e também o controle da rigidez das mesmas; a estrutura monobloco foi otimizada, resultando em uma rigidez mais adequada e menor peso; o motor tem dimensões menores.
2M12 – O grupo desenvolveu para órgãos de defesa civil um veículo todo terreno para garantir resgate e salvamento em condições severas de acesso - pavimento, relevo e clima. Concorrente direto dos carros de resgate, ambulâncias, e até de helicópteros, o “2M12” apresenta inovações e vantagens em capacidade de tração, transporte de pessoas e eficiência de operação em desastres naturais. Entre os diferenciais tecnológicos do projeto destacam-se a transmissão hidrostática, usada apenas em tratores, e a suspensão conceito Twin-I-Beam independente nas quatro rodas e curso de 600 mm, que permite transposição de obstáculos com menor torção da carroceria e maior estabilidade direcional; rotação independente em cada roda e frenagem por motores hidráulicos do sistema de propulsão.
MOBILIDADE URBANA – Andron – Dimensionado para o trânsito urbano (2,5 m de comprimento, 1 m de largura, 1,5 m de altura e 459,6 kg), o “Andron” foi projetado para transportar um ocupante com opção para um passageiro, pelo consumo de 0,05 l/km e preço final abaixo de R$ 20 mil, características que o tornam atrativo para ser um segundo automóvel. Além de suas medidas reduzidas, esse veículo traz inovações como sistema anticapotamento por meio do corte de injeção de acordo com esterço crítico, start/stop e embreagem automatizada.
Tandem – O “Tandem” é um supercompacto para até duas pessoas com design inovador inspirado no cockpit de aviões de caça, teto transparente e banco traseiro elevado para garantir visibilidade ao passageiro. Inspirado no modelo brasileiro de mobilidade, de médios 1,2 a 1,4 pessoas por veículo (Denatran), o “Tandem” tem a menor área projetada no solo, a menor massa, relação peso/potência e raio de giro comparado aos concorrentes Fiat 500, Smart e Mini Cooper. A autonomia, de 20 km/l é a maior.
ECONOMIA – Balans – Veículo urbano híbrido para cinco passageiros, equipado com motor elétrico X91-4001 da EV Motors dimensionado para as necessidades do veículo, aliado a um motor 2T (dois tempos) ciclo Diesel adaptado para ciclo Otto à gasolina, para aproveitar o alto torque do primeiro e a alta potência do segundo nesse veículo compacto premium híbrido. A carroceria é hatchback com cinco portas e tração 2WD dianteira, que acelera de 0 a 100 km em 7,1 segundos. O consumo urbano do “Balans” é de 8,35 km/l somente com o motor dois tempos e de 21,5 km/l com os dois motores.
Teiú – O objetivo desse projeto é a redução de aproximadamente 20% no consumo de combustível e no custo operacional em relação aos principais concorrentes, oferecendo assim grande vantagem comercial para seus usuários. “Teiú” é uma picape para pequenos comerciantes e frotistas. Possui sistema que varia automaticamente a potência e o torque do motor de acordo com o carregamento na caçamba, procurando manter a relação peso/potência, de modo a reduzir o desperdício de potência, e consequentemente de combustível. Sua potência é a maior entre as concorrentes (S-10, Ranger, L200 e Amarok) e o preço final está entre os menores.
CONFORTO E SEGURANÇA - Slek – Trata-se de um veículo SUV (sport utility vehicle) misto, para transporte de passageiros (90%) e carga (10%), em uso urbano (70%) e rodoviário (30%), projetado para oferecer melhor ergonomia, segurança e praticidade no caso de necessidade de troca de pneu. O recurso aplicado para esse objetivo é um mecanismo que sustenta a roda sobressalente externa em seu movimento de subida e descida até o solo minimizando o esforço físico.
PESADO HÍBRIDO - Truck Mundis – O público alvo desse projeto desenvolvido para facilitar o transporte urbano de mercadorias é de transportadores, indústria e comércio. O “Truck Mundis”, é um autêntico e inovador VUC (Veículo Urbano de Carga) híbrido, com motor elétrico de tração alimentado primariamente por um motor diesel ou por um banco de baterias tracionarias de lítio. Entre as melhorias incorporadas ao veículo, o trabalho enumera reduções de: até 70% de emissões para gases e até 95% para materiais particulados; de 25% no consumo de combustível; de 25% a 30% de ruído; de 65% na manutenção dos freios, além 32% em custos operacionais. O projeto traz ainda estudo de caso com análise mercadológica de ganhos e retorno do investimento da diferença paga pelo Trucks Mundis em 23 meses.
48ª Expo MecAut
Data - 15 de dezembro, a partir das 19h
Local - Ginásio de Esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção)
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